sexta-feira, 29, março, 2024
29 C
Cuiabá

O Papel do Economista

Date:

Dia do Economista

 

A Economia é uma ciência social e estudá-la significa observar o modo de viver e agir dos agentes econômicos na sociedade, porém, sem abandonar os aspectos das ciências exatas, como a matemática e a estatística. A linguagem do economista é universal . No Brasil, a profissão de economista foi oficialmente instituída pela Lei 1411, de 13 de agosto de 1951. O economista é um dos profissionais que mais trabalham visando o bem-estar das pessoas e da sociedade.

  O economista é o profissional que se dedica ao estudo e análise das causas e efeitos dos fenômenos sociais, nos aspectos estruturais e conjunturais, formulando, por conseguinte, diretrizes e planos relacionados à atuação dos agentes econômicos, quer sejam eles do setor público ou do setor privado.

O economista deve estar atento às alterações e tendências dos cenários econômicos, no sentido de planejar e replanejar, buscando corrigir distorções e desvios de rumo para a consecução dos objetivos propostos.

Seu trabalho é o extrato da atividade econômica da sociedade, o que ela produz e o que necessita produzir para sobreviver e, em especial, a busca pela inclusão de mais seres humanos na condição de beneficiários do processo de crescimento e desenvolvimento.

Há os que classificam o economista como pessimista frente às novidades que atravessam a sua ortodoxia, que ele é desumano. Porém, não fosse ele crítico e realista frente a tanta ingratidão, a sociedade poderia ter sucumbido às mais intensas guerras e aos períodos de recessão econômica. Pois é papel do economista promover as escolhas, diante dos custos de oportunidade, face à escassez dos recursos de produção e às restrições orçamentárias.

O economista, na verdade, é o profissional que é obrigado a lembrar diariamente ao seu empregador quer seja ele governo ou empresa, que o mundo não flui livremente, sem percalços. Mas também, ele precisa formular mecanismos, dentro do sistema econômico para melhorar a distribuição de renda criando oportunidades de ascensão da sociedade.

A atuação do economista tem se pautado pelo engrandecimento da categoria, pela divulgação de todo o espectro de sua atuação e do interesse público que o seu trabalho representa, promovendo, assim, a valorização da profissão, imprescindível para o bom e progressista funcionamento da sociedade.

PARABÉNS A TODOS OS ECONOMISTA DE MATO GROSSO, EM ESPECIAL AOS COMPANHEIROS DA ÁREA MEIO DO PODER EXECUTIVO DE MATO GROSSO. !!!!!!

Compartilhe:

Popular

More like this
Related

Secretário Basílio idealiza Work Shop voltado para Municípios que será ministrado por servidor e Advogado da Área Meio

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag),...

Listas de Presença – Assembleia Geral 26/03 – AMM

https://sinpaigmt.org.br/wp-content/uploads/2024/03/2024-03-26-Lista-de-Presenca-Filiado-AMM-Censurado.pdf https://sinpaigmt.org.br/wp-content/uploads/2024/03/2024-03-26-Lista-de-Presnca-Nao-Filiado-AMM-Censurado.pdf      

MTPrev Itinerante! – 4ª Edição

A 4ª edição do projeto “MTPrev Itinerante” atenderá quatro...
Feito com muito 💜 por go7.com.br