quinta-feira, 25, abril, 2024
27 C
Cuiabá

Sinpaig volta as atividades e propõe criação de Comissão para acompanhar receita do estado

Date:

 

Em Assembleia Geral com a categoria, na tarde desta segunda-feira, no auditório da Secretaria de Infraestrutura e Logística do Estado, (Sinfra), o Sindicato dos Profissionais da Área Meio do Poder Executivo de Mato Grosso(Sinpaig) decidiu suspender a greve.

A decisão foi tomada depois que a lei da Revisão Geral Anual (RGA) foi votada na semana passada pelos      deputado em sessão na Assembleia       Legislativa de Mato Grosso. O presidente do Sinpaig,  Edmundo César Leite, explica que a votação dos 7,36%, é arbitraria.

“Esse valor foi empurrado de goela a baixo nos servidores.  Não teve o aval do Sindicato e muito menos do  Fórum Sindical. Primeiro consultamos a base e decidimos pela suspensão da greve. Em uma próxima oportunidade continuaremos a lutar pelos nossos direitos”, disse ele.

Ainda segundo Edmundo, a entidade está ingressando judicialmente contra essa decisão do Governo junto a Assembleia, para reverter a situação que é o pagamento   de 11,28% integral da RGA, do mês de maio. O sindicato deliberou   a volta das atividades a partir desta terça-feira.

No encontro, foi proposta a criação de uma Comissão de Acompanhamento e Estudo do Orçamento do Estado de Mato Grosso, incluindo a   Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a    Lei Orçamentária Anual (LOA).

“Uma decisão importante da categoria. Assim que for implantada essa comissão, todos os meses, vamos acompanhar e observar os atos do governo.  Tudo que não estiver dentro da legalidade será denunciado ao Ministério Público Estadual”, relatou Edmundo.

Além de citar essa sugestão da categoria, o presidente do Sinpaig relembrou   fatos ocorridos durante sessão plenária na Casa de Leis que envolveram deputados, que antes da votação da Revisão desrespeitaram os servidores.

“O deputado Gilmar Fabris, xingou os servires e fez gestos obscenos. Já o deputado e primeiro-secretário da casa, Nininho, chamou os servidores de desordeiros e vagabundos.

Na ocasião, pediu até para  a  segurança    retirar os grevistas, proibindo eles de assistir a sessão.  Esses parlamentares não estão preparados para estar na cadeira que eles assumiram”, enfatizou.

Ainda segundo o presidente, algumas entidades   entraram com pedido de quebra de decoro parlamentar contra Gilmar e Nininho. Explicando que esses parlamentares podem perder seus mandatos pela falta de respeito com o servidor público.

Cristina Cavaleiro – Assessoria do Sinpaig

 

 

 

suspensao de greve

 

 

 

 

Compartilhe:

Popular

More like this
Related

Dia do Contabilista: 25 de abril

Hoje celebramos o Dia do Contabilista, uma ocasião dedicada...

ABRIL VERDE – Cerca de 5 mil casos de acidentes de trabalho tramitam no TRT/MT

A Justiça do Trabalho em Mato Grosso possui cerca...

Quatro anos após resgate, casal é condenado a prisão por escravizar Madalena Giordano

A família que escravizou Madalena Giordano desde os 8...

MT PREV passa gerir recursos da Defensoria Pública

O Mato Grosso Previdência (MTPrev) em conjunto com a...
Feito com muito 💜 por go7.com.br