sexta-feira, 26, abril, 2024
28 C
Cuiabá

Terceirização e reforma da previdência social são temas de palestras

Date:

Buscar meios   para evitar a terceirização em órgãos públicos   e esclarecer dúvidas   sobre a reforma da Previdência Social aos servidores foram os principais temas debatidos durante palestras conduzidas por   representantes de entidades nacionais. O evento foi realizado nesta terça-feira (03/08), no auditório do Ministério Público do Estado, em Cuiabá.

O evento é coordenado pelo Sindicato dos Profissionais da Área Meio do Poder Executivo de Mato Grosso (Sinpaig), Fórum Sindical e outras categorias.

Ao abordar a terceirização, o palestrante André Luis dos Santos, jornalista, publicitário e especialista em Política e Representação Parlamentar, falou sobre refinanciamento das dívidas dos estados e do Distrito Federal, que vem afetando os trabalhadores públicos.

Na oportunidade, ele apresentou o corte de 10% das despesas mensais com cargos de livre provimento, além da não concessão de aumento de remuneração dos servidores de   qualquer título.  Como exemplo a contratação de pessoal, exceto a reposição nas áreas de educação, saúde e segurança.

“Algumas ideações atacam frontalmente os direitos da classe trabalhadora.  Seja no setor público ou privado. Prova disso, é o   projeto de lei complementar 257/2016, que trata de uma renegociação da dívida dos estados, mas que penaliza   efetivamente os servidores”, disse André Luiz.

Já o palestrante, Vilson Antonio Romero, presidente da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip) apresentou a reforma da previdência, mostrando o conjunto integrado   de ações   de iniciativa dos Poderes   Públicos e da sociedade destinada, que assegura os direitos a saúde, previdência e   assistencial social.

“O governo criou gratificações de produtividade na Receita Federal que não são totalmente inativos. A ideia é reduzir a folha de pagamento de   aposentados, em especial dos pensionistas”, disse o presidente da Anfip.

O encontro contou com a participação da representante da Secretaria Geral da Confederação Nacional dos Servidores Públicos do Brasil, Mary Bertolino, que na oportunidade falou sobre a votação da BLP/257, que prevê a negociação das dívidas dos estados e municípios.

Para o presidente interino do Sinpaig, José Monteiro, o evento serviu para   tirar   dúvidas do servidor público.

“Em função dessas reformas administrativas, tramita no Congresso Nacional mais de 60 projetos, todos eles   vão ao encontro dos anseios dos trabalhadores públicos brasileiros”, disse Monteiro.

Para o representante do Fórum Sindical, James Rachid Jaudy, a palestra é uma ferramenta para os profissionais, entenderem como funciona as reformas aplicadas, que são as modificações que vão acabar atacando os direitos adquiridos pelos servidores públicos.

Além do Sinpaig e o Fórum Sindical, o evento também teve o apoio da Nova Central, CSPB FESSP/MT e Sinprotaf.

c241f1b1-79f7-4f67-8253-e89d52fb5272Assessoria de Imprensa Sinpaig-MT

 

Compartilhe:

Popular

More like this
Related

Dia do Contabilista: 25 de abril

Hoje celebramos o Dia do Contabilista, uma ocasião dedicada...

ABRIL VERDE – Cerca de 5 mil casos de acidentes de trabalho tramitam no TRT/MT

A Justiça do Trabalho em Mato Grosso possui cerca...

Quatro anos após resgate, casal é condenado a prisão por escravizar Madalena Giordano

A família que escravizou Madalena Giordano desde os 8...

MT PREV passa gerir recursos da Defensoria Pública

O Mato Grosso Previdência (MTPrev) em conjunto com a...
Feito com muito 💜 por go7.com.br