sexta-feira, 19, abril, 2024
26 C
Cuiabá

Viva os servidores que fazem a diferença em MT !

Date:

Por Cristina Cavaleiro –jornalista

Eles chegaram em uma época em que não existia concurso. Aos poucos foram lotando os órgãos públicos com suas habilidades e responsabilidades em suas funções exercidas.

Vale ressaltar que o nome servidor público   estende à esfera federal, estadual e municipal.  Lembrando que o papel desse trabalhador é de grande importância para a sociedade.  Eles são os responsáveis pelo movimento da máquina pública, ou seja, o crescimento de Mato Grosso.

Tanto que no dia 28 de outubro é comemorado no Brasil o “Dia do Funcionário Público”, que na verdade passou a   chamar “Servidor Público”, isso a partir de 1990, com a instituição do Estatuto dos Servidores Públicos do país.

A história do servidor público vem se arrastando há mais de   200 anos, marcada pela vinda da família real portuguesa ao Brasil em 1808. A partir daí começou a   caracterização de trabalho administrativo, já que houve a necessidade de dirigir o país de acordo com a diplomacia real.

Com o anúncio da independência, o país virou império, depois república ao longo de sua história política. Momentos na qual os servidores estavam presentes ajudando a administrar a máquina.   Seja em Instituições federais, estaduais ou municipais, esses trabalhadores estão presentes em todas, sendo responsáveis pela manutenção e organização dos serviços prestados.

O dia do funcionário público foi criado no ano de 1943, data decretada pelo presidente Getúlio Vargas em 28 de outubro, porém foi em 1990, que surgiu o Estatuto dos Servidores Públicos, que a nomenclatura funcionário público foi substituída por servidor público.

Considerado cobiçado, o cargo de funcionário público atualmente é procurado por milhares de candidatos em busca   de uma vaga dentro das repartições, tudo porque os cargos, na maioria das vezes, mostra estabilidade financeira e segurança de permanecia do emprego.

Parabéns aos funcionários públicos eles são a ferramenta principal do movimento da máquina estadual !!servidor

Compartilhe:

Popular

More like this
Related

Quatro anos após resgate, casal é condenado a prisão por escravizar Madalena Giordano

A família que escravizou Madalena Giordano desde os 8...

MT PREV passa gerir recursos da Defensoria Pública

O Mato Grosso Previdência (MTPrev) em conjunto com a...

Servidores de Cuiabá exigem “RGA da pandemia” e ameaçam greve

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cuiabá (SISPUMC)...

Sinpaig realiza reunião com os servidores do Interior de Mato Grosso

Na tarde dessa quinta-feira, 11/04, o presidente do sindicato...
Feito com muito 💜 por go7.com.br