quarta-feira, 24, abril, 2024
25 C
Cuiabá

Fórum Sindical protesta contra aumento da alíquota previdenciária de 14%

Date:

O Fórum Sindical, composto por 32 entidades, inclusive o Sindicato dos Profissionais da Área Meio do Poder Executivo de Mato Grosso(Sinpaig) uniram forças com   servidores do Estado e realizaram na manhã desta terça-feira (21), Ato Público  contra o aumento da alíquota previdenciária de 11% para 14% em frente a Secretaria de Gestão (Seges) e do Palácio Paiguás.

No mesmo horário seria realizada  a 3ª Reunião Extraordinária do Conselho de Previdência do MTPREV, porém foi cancelada por meio de oficio nesta segunda-feira (20).

Para o presidente do Sinpaig, Edmundo César Leite, o governador temendo mais uma derrota moral, decidiu cancelar a reunião por falta de quórum sem instalar a reunião.

Ainda segundo ele, Pedro Taques está confundindo o cargo de governador com o de presidente do conselho do MT Prev.

O representante dos servidores estaduais, tenente-coronel Edson Rondon disse que o servidor não pode pagar por um erro praticado por terceiros. Ele explicou ainda que na década de 1980, 1970, o caso do próprio Ipemat com fomento a educação, indústria, agricultura, coisas que eram comuns e hoje é vedado pela Constituição.

“ A partir daí, o  Fórum Sindical defende a idéia de que esse déficit vem de uma responsabilidade objetiva que é do Estado e o servidor não pode ser prejudicado”, argumentou ele.

O colegiado é composto por 12 membros, sendo seis chefes de Poderes e órgãos autônomos, enquanto outros seis representantes dos servidores de cada órgão.

MTPREV

A Grosso Previdência foi criada por meio da Lei Complementar nº 560/2014. Entidade   Gestora Única do Regime Próprio de Previdência Social do Estado de Mato Grosso, autarquia de natureza especial, dotada de autonomia administrativa, financeira e patrimonial, para administrar com independência e imparcialidade o fundo previdenciário do Estado, o conhecido Regime Próprio de Previdência Social – RPPS/MT do pessoal civil do Poder Executivo, do Poder Judiciário, do Poder Legislativo, do Tribunal de Contas, do Ministério Público Estadual, do Ministério Público de Contas e da Defensoria Pública, ativo, aposentado e seus pensionistas, o pessoal militar, ativo e inativo, e seus pensionistas.   capa

Compartilhe:

Popular

More like this
Related

ABRIL VERDE – Cerca de 5 mil casos de acidentes de trabalho tramitam no TRT/MT

A Justiça do Trabalho em Mato Grosso possui cerca...

Quatro anos após resgate, casal é condenado a prisão por escravizar Madalena Giordano

A família que escravizou Madalena Giordano desde os 8...

MT PREV passa gerir recursos da Defensoria Pública

O Mato Grosso Previdência (MTPrev) em conjunto com a...

Servidores de Cuiabá exigem “RGA da pandemia” e ameaçam greve

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cuiabá (SISPUMC)...
Feito com muito 💜 por go7.com.br