quarta-feira, 24, abril, 2024
28 C
Cuiabá

Fórum Sindical pede instalação das CPIs do MT Prev e do Mensalinho na AL-MT

Date:

Da assessoria do Sinpaig

O Fórum Sindical, composto por 32 entidades do estado, protocolou na tarde desta terça-feira (04.04), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT), requerimento de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar déficit bilionário de recursos financeiros no Fundo Previdenciário do Estado.  Além do MT Prev, os líderes sindicais também cobram a investigação de mensalinhos.

As duas CPIs reivindicadas pelo Fórum Sindical chegaram a ser propostas pela deputada estadual Janaína Riva (PMDB).  Com relação ao MT Prev teve o número de assinaturas suficientes para ser instalada. Um dos motivos da instauração da CPI, trata dos desvios de recursos na Assembleia na época em que a casa foi presidida pelo ex-deputado José Riva.

“Está chegando a hora dos servidores aposenta, o governo vem com essa história que o MT Prev não tem condições de pagar a Previdência Social e que está quebrada.

Não admitimos isso. Porque nós sabemos que o dinheiro passou por aí   e foi para algum lugar e queremos saber para onde foi esse dinheiro”, disse o coordenador do Fórum Sindical e presidente do Sindicato dos Profissionais da Área Meio do Poder Executivo de Mato Grosso (Sinpaig), Edmundo César Leite, ressaltando que apesar de 10 assinaturas para a abertura da Comissão, alguns parlamentares retiraram a assinatura para não instalar a CPI.

Ainda segundo o presidente do Sinpaig, os líderes sindicais estão    reiterando através desses documentos a retomada da instauração da CPI.

“Vai começar tudo de novo, inclusive voltar a plenária para colher as assinaturas. Estamos esperando com essa denúncia feita pelo ex-deputado estadual, José Riva fez na semana passada, envolvendo seis parlamentares. Esperamos que os deputados se sensibilizem e assinem essa Comissão. Quem não deve não teme.  Sabemos que esse dinheiro foi desviado para outras situações”, disparou o coordenador do Fórum Sindical.

O coordenador da Central dos Sindicatos Brasileiros em Mato Grosso (CSB), e membro do Fórum Sindical, Antonio Wagner de Oliveira, disse que a delação do ex-presidente da Assembleia Legislativa, José Riva, ela indica que ouve super faturamento nas obras, acordo político para aumentar duodécimo para os poderes, e esse valor a mesa diretora pagava determinadas propinas, mensalidades ilegais para deputados aprovar os projetos do governo.

Incluindo a liberação de empréstimos para obras da Copa do Mundo, que aumentou a dívida púbica  do estado  em cerca de 30%  e  40% a mais, em nome desses valores, e é em nome  me dessas dividas,  governo de Mato Grosso quer  renegociar com o Governo Federal, dessa forma quer retirar dos direitos dos servidores.

“Buscamos com a CPI verificar o porque o aumento expressivo dos duodécimos  dos poderes do Legislativo e  do Judiciário. Como esse reajuste serviu para financiar interesses escusos dos deputados através da mesa diretora.

Como o Riva delatou, por meio disso precisamos saber porque aumentou a dívida pública,  contraído novos empréstimos autorizados pela Assembleia Legislativa , penalizando os servidor neste momento que o governo quer fazer  a renegociação da divida com o federal”, disse Wagner.

 

 

 

 

 

 

20170405_153841

Compartilhe:

Popular

More like this
Related

ABRIL VERDE – Cerca de 5 mil casos de acidentes de trabalho tramitam no TRT/MT

A Justiça do Trabalho em Mato Grosso possui cerca...

Quatro anos após resgate, casal é condenado a prisão por escravizar Madalena Giordano

A família que escravizou Madalena Giordano desde os 8...

MT PREV passa gerir recursos da Defensoria Pública

O Mato Grosso Previdência (MTPrev) em conjunto com a...

Servidores de Cuiabá exigem “RGA da pandemia” e ameaçam greve

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cuiabá (SISPUMC)...
Feito com muito 💜 por go7.com.br