quarta-feira, 24, abril, 2024
28 C
Cuiabá

NOTA PÚBLICA DE ESCLARECIMENTO

Date:

A despeito da matéria do site OLHAR DIRETO,  do dia 30/04/2017, intitulada “Equipe de televisão foi alvo de manifestantes durante greve geral em Cuiabá”, que alega ter havido, por parte dos manifestantes, desrespeito à Liberdade de Imprensa, eu Antônio Wagner Oliveira Coordenador da CSB MT e Dir. Jurídico do SINPAIG MT, que estive diretamente envolvido no episódio, venho a público TRAZER LUZ ao acontecimento dos fatos. A tarde findava numa extasiante sensação de DEVER cumprido por parte dos dirigentes e grevistas. O pôr do sol parecia ter sido contratado como pano de fundo para aquele DIA HISTÓRICO para os trabalhadores de Mato Grosso. Tudo ia bem, até que.

Após grevistas percorrerem mais de 7 Km a pé pelas avenidas de Cuiabá num sol escaldante, caminhada que iniciou por volta das 16:30 com cerca de mais de 20 mil grevistas, e termina sua saga de volta a Praça Ipiranga por vota das 18 horas, onde nos primeiros raios da manhã serviu de ponto de apoio aos dirigentes e Grevistas, eis que aparece o jornalista da TV Globo com sua equipe de filmagem, fazendo imagens dos trabalhadores já dispersos e ANUNCIANDO na “reportagem” quase 5 mil pessoas presentes ao ato.

Primeiramente, há que se ESCLARECER que NÃO houve AGRESSÃO qualquer ao Jornalista, ninguém invadiu a frente da câmera ou tomou o microfone de sua mão, muito menos encostou um dedo sequer no profissional ali presente ou impediu a continuidade da reportagem, que foi suspensa pelo próprio profissional. As pessoas apenas MANIFESTARAM sua indignação a TV Globo ali representada por seus empregados e nos símbolos que a denuncia, com gritos de “o povo não é bobo, abaixo a rede globo” e “globo golpista, globo golpista”.

Mas quem estava ali, mesmo através de seus funcionários, a quem devoto respeito, era a TV GLOBO com toda sua narrativa distorcida dos fatos e tendenciosa aos donos do capital, que financiam suas propagandas tal qual financiaram as Reformas Trabalhista e Previdenciária, que afetam TODO conjunto de trabalhadores, públicos e privados. Incluindo, os JORNALISTAS e principalmente as mulheres.

Eu ainda tentei entender e argumentar com o referido profissional. Ouvi suas explicações, não como sensor, mas como alguém que estava interessado em ajudar a achar uma solução para não enfrentar tanta fúria dos manifestantes contra o ato da TV Globo de estar ali mentindo, até ele insistir em falar em 05 mil pessoas quando por qualquer foto de qualquer ângulo se desmente essa “versão” daquele dia, momento em que desisti de ajudar e o deixei a própria sorte, me afastando do ocorrido.

DISTORCER fatos não é digno dos princípios que regem o BOM JORNALISMO. Como escreveu o GRANDE Jornalista LUIS NASSIF após a Greve Geral: “ *Mostra que o campo popular está vivo e tem força para enfrentar o golpismo e o neoliberalismo. E mais do que isso, que tem capacidade para reagir à narrativa da Rede Globo com os novos instrumentos de mídia livre que a cada dia ampliam sua força.

A maior derrotada na batalha de 28/4 é a Globo. Num primeiro momento ela tentou esconder a greve. Ontem, o JN, por exemplo, ignorou o movimento. E hoje a emissora está desde as primeiras horas do dia buscando criminalizá-lo. E tudo isso deu ruim. Fazendo com que a Globo ficasse menor*.

 

Ora, a liberdade de imprensa está diretamente ligada a RESPONSABILIDADE DA IMPRENSA com a pauta veiculada. Não se pode distorcer os fatos ao agrado do patrão, há que se demonstrar a realidade deles. Se o Jornalista quisesse continuar sua matéria, teria conseguido, apenas tendo o incômodo de manifestações atrás de si. Lembro que uma jovem Jornalista da RECORD cobriu quase toda nossa GREVE GERAL dos Servidores no ano que passou, e na maioria gravava ou entrava ao vivo de dentro da AL quando estava um tumulto inebriante e ensurdecedor de grevistas manifestando e, essa jovem e competente Jornalista que carrega sobrenome dos donos da Record, tirava de letra todo barulho e algazarra e, fez reportagens e entrevistas magníficas e idôneas àquele outro momento histórico que vivemos.

Aproveito aqui par deixar meu RECONHECIMENTO a TV RECORD que foi a única rede de TV e Jornalismo que acertou ao dizer que “ MAIS DE 10 MIL GREVISTAS PARTICIPARAM DO ATO …” (embora acreditemos em número maior que o dobro disso!), e fica a lição para todos os demais veículos. Aquilo que se viu e verá de novo é GREVE GERAL, tem líderes, tem entidades que se responsabilizam civil e criminalmente pelos atos, tem PAUTAS concretas e OBJETIVOS CLAROS, que são a abertura de diálogo sobre as reformas, evitando assim o atropelo institucional, além do ALERTA A CLASSE POLÍTICA de que TODOS os trabalhadores serão esclarecidos dos direitos perdidos e quem votou pelo fim deles. Manifestação é outra coisa, não confundam seus leitores!.

A CSB reforça aqui sua verve DEMOCRÁTICA e TRABALHISTA, relatando, inclusive, que TODAS as fotos que a imprensa veiculou foram tiradas de cima do caminhão contratado pelas Centrais Sindicais envolvidas na organização da GREVE GERAL, inclusive deixo aqui o elogio, de que as melhores foram do fotógrafo do site “Olhar Direto”, de modo que por lá passaram dezenas de jornalistas cobrindo o evento durante TODO O DIA e não apareceu sequer um jornalista da globo para fazer o que os demais veículos de comunicação fizeram, ou seja, TRABALHAR SÉRIO!

Reforçamos nossa disposição para todo e qualquer esclarecimento necessário, seja quanto as “Reformas” em pauta, bem como quanto ao fato noticiado.

Texto: Antonio Wagner Oliveira, é Analista Jurídico do Governo de MT, Dir. Jurídico do SINPAIG MT e Coordenador da CSB MT e Diretor Nacional da CSB.

 

20170429_145816

Compartilhe:

Popular

More like this
Related

ABRIL VERDE – Cerca de 5 mil casos de acidentes de trabalho tramitam no TRT/MT

A Justiça do Trabalho em Mato Grosso possui cerca...

Quatro anos após resgate, casal é condenado a prisão por escravizar Madalena Giordano

A família que escravizou Madalena Giordano desde os 8...

MT PREV passa gerir recursos da Defensoria Pública

O Mato Grosso Previdência (MTPrev) em conjunto com a...

Servidores de Cuiabá exigem “RGA da pandemia” e ameaçam greve

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cuiabá (SISPUMC)...
Feito com muito 💜 por go7.com.br