quarta-feira, 24, abril, 2024

Fórum Sindical realiza coletiva de imprensa para falar de Assembleia Geral do dia 29

Da assessoria do Sinpaig  com informações do Circuito MT

O Fórum Sindical, composto por 32 categorias realizou na tarde desta segunda-feira (22.05), na sede do Sindicato dos Servidores da Saúde (SISMA) coletiva de para falar dos encaminhamentos da inércia do Governo e fechamento da folha de pagamento do mês de maio sem a implantação da RGA 2017 (6,58%).

As categorias devem realizar uma Assembleia Unificada para deliberar sobre o indicativo de greve pela falta de proposta do pagamento da Revisão Geral Anual (RGA). A reunião será segunda-feira (29), às 15h, na Praça das Bandeiras em Cuiabá.

“Nós não queremos greve, mas o único jeito de conquistar o nosso direito é fazer esse tipo de mobilização. Então, quero deixar claro para a sociedade que quer esse embate é o Governo do Estado. Nós fizemos nossa parte, procuramos o governador e secretários. Agora, usaremos nossa única arma: a greve”, o presidente do Sindicato dos Profissionais da Área Meio do Poder Executivo de Mato Grosso (Sinpaig), Edmundo César Leite.

Os servidores estaduais pedem que a Revisão Geral Anual (RGA)   referente a 2016, que deveria ser incluída na  folha de pagamento no mês de Maio, seja paga.

A legislação estadual mostra que o reajuste deve ser aplicado no salário dos servidores todo mês de maio.

Em 2017, levando em consideração o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) entre os meses de janeiro a dezembro de 2016, o reajuste deve ser de 6,58%.

Até o momento, o governo já incorporou 7,36%, restando 3,92% a serem pagos em mais duas parcelas, previstas para junho e setembro de 2017.

A intenção, segundo o Fórum é que haja um acordo para um indicativo de greve de 24h, e caso o Governo do Estado não abra diálogo, um novo indicativo de 48h. Se eventualmente os indicativos não deem resultados, a intenção do sindicato é entrar em greve geral, pela segunda vez no Governo Pedro Taques.

De acordo com Fórum Sindical várias reuniões foram marcadas, mas nenhum diálogo aberto. Até uma audiência de Conciliação/Mediação foi marcada no mês de abril para que  Governo do Estado e as bases discutissem sobre Projeto de Lei Completar do teto de gastos públicos estadual, mas a audiência remarcada.

coletiva

ABRIL VERDE – Cerca de 5 mil casos de acidentes de trabalho tramitam no TRT/MT

A Justiça do Trabalho em Mato Grosso possui cerca...

Quatro anos após resgate, casal é condenado a prisão por escravizar Madalena Giordano