quarta-feira, 24, abril, 2024
28 C
Cuiabá

Em prol da RGA Fórum Sindical realiza paralização geral em frente AL/MT

Date:

Da assessoria do Sinpaig

Composto por 32 categorias, entre elas o Sindicato dos Profissionais da Área Meio do Poder Executivo de Mato Grosso (Sinpaig), o Fórum Sindical realizou  paralização geral   durante todo o dia desta quarta-feira (07) em frente a Assembleia Legislativa de Mato Grosso. O ato atraiu centenas de servidores de diversas secretárias do Estado. A proposta colocada pela governador de Mato Grosso, Pedro Taques é  um  dos principais motivos da mobilização realizada pelos coordenadores do grupo de sindicalista, que rejeitaram o   pagamento parcelado da RGA, de 6,58%, referente as perdas de 2016, em três parcelas a serem pagas a partir de janeiro do ano que vem.

20170608_105609

Para o presidente do Sinpaig e coordenador do Fórum Sindical, Edmundo César Leite,  o valor oferecido pelo governo  é  considerada indecorosa . Até porque o número    foi apresentado primeiramente à imprensa e depois aos servidores, que são os maiores interessados que é um dos maiores patrimônios do estado.

O sindicalista disse que há uma conversa para que a categoria apresente proposta ao secretário de Gestão, Julio Modesto, para que sejam pagas as duas parcelas referente ao resíduo da RGA do ano passado, que totalizam 3,98% na folha de pagamento de junho. Com o pagamento chega-se a integralidade da revisão do ano passado que foi de 11,28%. A RGA de 2015, paga em 2016, também foi parcelada em três vezes e seu último repasse será em setembro de 2017.Sendo pagas as parcelas do residual, as categorias estão abertas para negociar a RGA de 6,58% que deve ser paga ainda em 2017.

20170608_112014

“Queremos também que seja pago tudo retroativo ao mês de maio”, disse  Edmundo.

A proposta do Governo é pagar o índice de 6,58% em três parcelas, sendo as duas primeiras de 2,15% e a última de 2,14%, totalizando o Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC).

 

O legislativo

O presidente da Assembleia, Eduardo Botelho (PSB), prometeu segurar a votação do projeto até haver entendimento em torno da proposta. Após acordo, os deputados poderão apresentar emendas com o que for acertado entre governo e servidores. Ele disse que a grande reivindicação do Fórum Sindical é adiantar algumas parcelas e que vê avanço nas negociações pela disposição do governo em dialogar.

20170608_105550

O executivo

O Fórum Sindical, que se reuniu com representantes do governo do Estado na tarde desta quarta (7), recebeu a garantia de que a Mensagem do Executivo autorizando o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) do funcionalismo público estadual em três parcelas somente em 2018 não será votada pela Assembleia enquanto as negociações não forem encerradas.

20170608_110635

 

Compartilhe:

Popular

More like this
Related

ABRIL VERDE – Cerca de 5 mil casos de acidentes de trabalho tramitam no TRT/MT

A Justiça do Trabalho em Mato Grosso possui cerca...

Quatro anos após resgate, casal é condenado a prisão por escravizar Madalena Giordano

A família que escravizou Madalena Giordano desde os 8...

MT PREV passa gerir recursos da Defensoria Pública

O Mato Grosso Previdência (MTPrev) em conjunto com a...

Servidores de Cuiabá exigem “RGA da pandemia” e ameaçam greve

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cuiabá (SISPUMC)...
Feito com muito 💜 por go7.com.br