quinta-feira, 28, março, 2024
25 C
Cuiabá

Sinpaig convoca profissionais da categoria para Congresso Estadual da CSB em Cuiabá

Date:

O  presidente do Sindicato dos Profissionais da Área Meio do Poder Executivo de Mato Grosso (Sinpaig), Edmundo César Leite e toda diretoria convocam os profissionais da categoria a participarem do Congresso Estadual da Central dos Sindicatos Brasileiros(CSB)  de  20 a 23 de junho  em Cuiabá .

O evento debaterá o atual cenário político e econômico do País, com destaque para o momento de luta da classe trabalhadora contra a retirada de direitos, sobretudo contra as reformas da Previdência e trabalhista.

Participarão  do encontro dirigentes de entidades sindicais do estado do Mato Grosso filiadas à Central dos Sindicatos Brasileiros entre outros trabalhadores da luta sindical.

Entre os assuntos que serão debatidos sob os três eixos temáticos independência, desenvolvimento e justiça social, estão: o atual contexto político-econômico do Brasil, sindicalismo e a realidade dos profissionais brasileiros. Ao longo do Congresso, professores, juristas, consultores técnicos do DIEESE e economistas ainda dissertarão sobre a “História do Movimento Progressista Brasileiro”, a “Reforma da Previdência e suas consequências”, os “Impactos da Reforma Trabalhista”, a “Liderança Sindical e seus Desafios”, o “Assédio Moral no Trabalho” e as “Noções de Administração Sindical”.

Pautados nos princípios do trabalhismo e da unicidade sindical, os Congressos Estaduais da CSB pretendem reunir dirigentes para discutir também temas fundamentais para a realidade de cada estado.

As inscrições devem ser feitas neste link apenas para dirigentes de entidades filiadas do estado, conforme estabelece o Regimento Interno do evento. Todas as informações sobre o Congresso Estadual do Mato Grosso, bem como a programação completa, estão no site oficial do evento.

Programação

Terça-feira – 20 de Junho

14h – Check-in no Hotel

Das 14h às 18h – Credenciamento no Hotel

Das 19h às 20h30 – Abertura Solene com a presença de autoridades

Das 20h30 às 21h00 – Tema: “Política de Desenvolvimento Nacional” Palestrante: Ciro Gomes

Das 21h às 23h – Jantar Oficial

Quarta-feira – 21 de Junho

Das 8h às 9h – Credenciamento no Hotel

– Das 9h às 11h – Tema: “História do Movimento Progressista Brasileiro” Palestrante: Professor Wendel Pinheiro Noções básicas sobre a história do trabalhismo e do movimento progressista brasileiro

Das 11h às 12:30h – Tema: “A verdadeira face da Reforma Trabalhista” Palestrante: Zilmara Alencar

Das 12h30 às 14h – Almoço

Das 14h às 15h – Tema: “Oratória Sindical” Palestrante: Carlos Conce – Mestre em Comunicação/UFRJ, graduado em Letras e em Comunicação Social

A importância da comunicação e da oratória para líderes sindicais. O líder sindical: habilidades de comunicação e performance. O discurso do líder sindical: princípios da mensagem e caz. O público-alvo do líder sindical: como influenciar os seus ouvintes.

Das 15h às 16h – Tema: “Direito do Trabalho Contemporâneo e suas perspectivas de “flexibilização” das Relações do Laborais e as Terceirizações” Palestrante: Edson Bueno de Souza -Presidente da Academia Mato-grossense de Direito Constitucional e Internacional – AMDCI

-Direito do Trabalho Contemporâneo e suas perspectivas de “flexibilização” das Relações do Laborais e as Terceirizações

Das 16h às 16h20 – intervalo

-Das 16h20 às 17h20 – Tema: “Assédio moral no trabalho” Palestrante: Clovis Renato Costa Faria – Doutor, advogado, professor universitário;

-Definição de assédio moral. Modalidades e classificação. Assédio no trabalho. Sujeitos ativo e passivo. Bullying e síndrome de Burnout. Atitudes do assediado. Consequências jurídicas. Ações judiciais. Prova. Indenizações. Serviço público. O abuso de poder.

Das 17h20 às 18h50 – Tema: “Reforma Previdenciaria” Palestrante: André Luis dos Santos – Diretor da Empresa Contatos Assessoria, Analista Político do DIAP e Especialista em Politica e Representação Parlamentar. Jornalista é formado em publicidade;

-Proposta de reforma da Previdência (PEC 287), seus impactos nocivos para os trabalhadores e alternativas em debate no Congresso Nacional  Proposta de reforma da Previdência (PEC 287)

Das 19h às 21h – Jantar de Confraternização

Quinta-feira – 22 de Junho

Das 9h às 10h – Tema: “Formas Degradantes de Trabalho Humano” Palestrante: Guadaluppe Louro Turos Couto (Mestre em Direito Processual/UERJ, Procurador MPT/RJ, Coordenadora do Núcelo de Trabalho Escravo na PRT/RJ) Definição de trabalho degradante. Trabalho análogo à escravidão. Tratamento legal. Consequências jurídicas. Combate pelas instituições públicas. Prova. Indenizações. Jurisprudência. .

Das 10h às 11h – Tema: “Formas Degradantes de Trabalho Humano” Palestrante: Edison Antônio de Souza – Contexto Histórico do Agronegócio em MT, seu custo social, ambiental e fatores de organização e política.

Das 11h às 12h30 – Tema: “Estatuto Sindical” Palestrante: Gérson Marques (Doutor, Professor da UFC, Procurador Regional do Trabalho, MPT/CE); Estatuto Sindical: Importância do Estatuto sindical. Atualidade e modernização do estatuto. Democracia estatutária. Inconstitucionalidade de dispositivos estatutários. Estruturação da entidade sindical, por meio do Estatuto. Assembleias. Considerações sobre regras eleitorais; relevância das Atas. Comentários jurisprudenciais.

– Das 12h30 às 14h – Almoço

– Das 14h às 15h – Tema: “Proteção de dirigentes sindicais ” Palestrante: Meton Marques (Doutor, Desembargador TRT-22, Professor da UFPI); Dirigente sindical: O representante sindical, na empresa. Legitimidade sindical. Proteção ao dirigente. Estabilidade. Atos antissindicais. Denúncias ao MPT. Reintegração. Indenizações. Jurisprudência.

Das 15h às 16h – Tema: “Controle de Gestão Publica ” Palestrante: Moises Maciel (Conselheiro do Tribunal de Contas de MT) Controle externo dos TCE’s e a atuação das Entidades Sindicais em co-parceria fiscalizatória com os TCE’s

Das 16h às 16h20 – Intervalo

wagner e edmundoDas 16h20 às 18h – Tema: “Democracia, liberdade e função sindicais” Palestrante: Luís Antonio Camargo (SubProcurador-Geral do Trabalho-DF, Especialista); Função sindical: O papel do sindicato na defesa da categoria e na conquista de direitos. Liberdade sindical. Sindicalismo de resultados e sindicalismo ideológico. Integração dos dirigentes na atuação coletiva. Decisões colegiadas. Compartilhando decisões com a categoria.

Das 19h às 21h – Jantar

Sexta-feira – 23 de Junho

Das 9h às 12h – Sessão plenária de debates e aprovação de moções

12h – Checkout no Hotel

Das 12h às 13h30 – Almoço

TESES – II Congresso

Compartilhe:

Popular

More like this
Related

Secretário Basílio idealiza Work Shop voltado para Municípios que será ministrado por servidor e Advogado da Área Meio

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag),...

Listas de Presença – Assembleia Geral 26/03 – AMM

https://sinpaigmt.org.br/wp-content/uploads/2024/03/2024-03-26-Lista-de-Presenca-Filiado-AMM-Censurado.pdf https://sinpaigmt.org.br/wp-content/uploads/2024/03/2024-03-26-Lista-de-Presnca-Nao-Filiado-AMM-Censurado.pdf      

MTPrev Itinerante! – 4ª Edição

A 4ª edição do projeto “MTPrev Itinerante” atenderá quatro...
Feito com muito 💜 por go7.com.br