sexta-feira, 26, abril, 2024
26 C
Cuiabá

Sinpaig debate direitos com servidores estaduais estabilizados constitucionalmente

Date:

Da assessoria do Sinpaig

O sindicato dos Profissionais da Área Meio do Poder Executivo de Mato Grosso (Sinpaig)  realizou na tarde desta terça-feira(12) reunião com centenas de servidores  estabilizados constitucionalmente , que ainda se encontram  na ativa, aposentados e pensionistas  no auditório do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso(CRC/MT).

O encontro contou com  a presença do   presidente  do  Sinpaig, Edmundo César Leite, vice-José Monteiro, tesoureiro, Eduardo Rosa, o presidente  do Sindicato dos Servidores da Saúde de Mato Grosso(Sisma), Oscarlino Alves, da  presidente do  Sindicato Estadual dos Servidores Públicos do Sistema Agrícola Agrário e Pecuário do Estado de Mato Grosso (SINTAP/MT), Diany Dias e outros líderes sindicais.

IMG_0617

Na oportunidade,  foram explanados assuntos de interesse desses servidores, através do vice-presidente do Sinpaig,  José Monteiro. Como a  sumula do colégio de procuradores referente a estabilidade no serviço público.  Ordem de serviço nº 027/2016/Secretária de Gestão do Estado (Seges).

Processo nº 238884/2017 do MT Prev  que trata de direitos dos servidores estabilizados. Manifestação da Procuradoria do Estado  nº 246/SGAI/2017, Oficio 1636/2017/Seges e Processo 201/2016 Sinpaig.

Ao fazer o uso da palavra,  o presidente do Sinpaig,  Edmundo César Leite afirmou que a Secretaria de Gestão do Estado (Seges) quer dividir o seguimento do serviço  público em dois setores, separando os concursados e estabilizados.

IMG_0534

“ Se ouve concurso público e outras carreiras, fomos nós  que fizemos. Não  queremos atritos com colegas concursados, mas queremos respeito ”, disse ele , citando que na reunião  estavam presentes  servidores com mais de 40 anos de serviços prestados a Mato Grosso. E que a  quebra da paridade dos servidores   também é outro assunto debatido na reunião.

O vice-presidente do Sinpaig, José Manteiro apresentou históricos de leis relacionadas aos   estabilizados, aposentados e pensionistas.

O   artigo 04 da lei 504 de julho de 1990 destaca  que ficam    transportos   para  regime jurídico  único de natureza estatutário , os servidores estáveis,  em curso no artigo de 19, das exposições constitucionais transitórias da constituição federal.

Ao mostras as regras, Monteiro afirmou que existem documentos para constituir as defesas dos servidores dessa natureza.

Foi debatida a lei complementar 04/90, de outubro de 1990, que   cria  o  estatuto do servidor público.

IMG_0573

No artigo 280  mostra   que  fica submetido ao regime jurídico dessa lei, os servidores dos poderes do estado das  administrações  diretas, autárquicas, fundações criadas  e mantidas pelo estado de Mato Grosso, regidos  pelo estatuto  dos servidores civis do estado que trata a lei   1.638/ 28 de outubro de 1961.

Ou pela consolidação das leis do trabalho aprovado pelo decreto 5.452 de   01 de maio de 1943, exceto os contratados por prazos   determinados.

 

IMG_0587

No artigo 280 no parágrafo segundo, os empregos ocupados  pelos servidores incluídos no regime estatutários ficam transformados em cargos na data  da publicação desta lei.

O vice-presidente Do Sindicato da Área Meio  explica ainda   que a  fundamentação que legaliza a situação dos estabilizados vem desde da época da promulgação da instituição, além da transformação em regime jurídico único  de todos os servidores estabilizados e absorção pelo estatuto do servidos público , ou seja,  toda documentação legalizada.

IMG_0590

Compartilhe:

Popular

More like this
Related

Dia do Contabilista: 25 de abril

Hoje celebramos o Dia do Contabilista, uma ocasião dedicada...

ABRIL VERDE – Cerca de 5 mil casos de acidentes de trabalho tramitam no TRT/MT

A Justiça do Trabalho em Mato Grosso possui cerca...

Quatro anos após resgate, casal é condenado a prisão por escravizar Madalena Giordano

A família que escravizou Madalena Giordano desde os 8...

MT PREV passa gerir recursos da Defensoria Pública

O Mato Grosso Previdência (MTPrev) em conjunto com a...
Feito com muito 💜 por go7.com.br