quinta-feira, 18, abril, 2024
25 C
Cuiabá

Sinpaig participa de audiência contra PEC na AL/MT

Date:

Da assessoria do Sinpaig

Contra a proposta da PEC do Teto dos Gastos, o sindicato da Área Meio do Poder Executivo (Sinpaig) participou, juntamente com o Fórum Sindical, contando com a participação de servidores  estaduais  de diversas categorias, participaram    de audiência na Assembleia nesta terça (26)  para tratar do assunto entre representantes do Legislativo e  Executivo.

IMG_1017

Os servidores  defendiam a não aprovação da PEC. A ideia da audiência,   é posicionar os deputados estaduais para impedir a  aprovação da PEC,  que está prevista para entrar na pauta em 18 de outubro. Já que a proposta   visa condição para a Revisão Geral Anual (RGA), congelamento de recursos públicos e proibição de concurso público.

IMG_1034

Para o  presidente do Sinpaig, Edmundo César Leite o governo  faltou com o respeito ao não discutir a PEC antes de mandar para o Poder Legislativo. “ É triste que isso ocorra. Mas, se não mudar a  PEC  seremos obrigados a entrar em greve”, afirma  ele, ao  temer perdas salariais para os próximos anos.

Já o diretor jurídico do Sindicato da Área Meio e vice-presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros em Mato Grosso(CSB/MT), Antônio Wagner de Oliveira disse que  os deputados contribuíram para  agravar a crise econômica do Estado, lembrando que os parlamentares aprovaram empréstimos para obras superfaturadas da Copa do Pantanal Fifa 2014, na gestão do ex-governador Silval Barbosa (PMDB), sendo alguns supostamente beneficiados ‘mensalinho’.

IMG_0978

Dados

Conforme dados apresentados pelo o secretário de Estado de Planejamento, Guilherme Müller no  período de 2008 a 2016, a variação média anual da despesa primária corrente foi de 11,32%, superior à variação média de 9,26% das receitas primárias correntes no mesmo período, o que demonstra o quadro de deterioração gradativa e crescente, de acordo com os relatórios de execução orçamentária.

IMG_1044

Devido a esse crescimento, as despesas primárias correntes que representavam 78,8% da receita primária corrente em 2008, passaram para 91,2% em 2016 e, para 2017, estima-se algo em torno de 91,7%.

IMG_0995

Já o secretário da Sefaz, Gustavo de Oliveira, a União já anunciou que vai cortar qualquer outro tipo de ajuda aos Estados que não esteja prevista nas Leis Complementares já aprovadas. E isso significa que os investimentos terão que ser feitos com o esforço do próprio Estado, o que apenas será possível em Mato Grosso se respeitar a Lei Complementar nº 156.

Compartilhe:

Popular

More like this
Related

Quatro anos após resgate, casal é condenado a prisão por escravizar Madalena Giordano

A família que escravizou Madalena Giordano desde os 8...

MT PREV passa gerir recursos da Defensoria Pública

O Mato Grosso Previdência (MTPrev) em conjunto com a...

Servidores de Cuiabá exigem “RGA da pandemia” e ameaçam greve

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cuiabá (SISPUMC)...

Sinpaig realiza reunião com os servidores do Interior de Mato Grosso

Na tarde dessa quinta-feira, 11/04, o presidente do sindicato...
Feito com muito 💜 por go7.com.br