sexta-feira, 29, março, 2024
24 C
Cuiabá

Policiais de MT protestam para fica fora de reforma do INSS

Date:

Delegados, investigadores e escrivães da Polícia Civil de Mato Grosso realizaram um protesto na tarde desta quarta-feira (7) contra a reforma da Previdência Social. A medida prevê uma contribuição de 49 anos para uma aposentadoria integral.

O texto está nas mãos do presidente Michel Temer (PMDB) e segue para o Congresso Nacional para a aprovação.

Conforme o presidente do Sindepo, Wagner Bassi Júnior, as principais proposições são: o fim da paridade,

 inclusive para quem já faz jus à aposentadoria; estabelecimento de uma idade mínima de 65 anos, inclusive para aqueles que já forem servidores ativos (haverá regra de transição apenas para quem já conta com 50 anos de idade); unificação dos limites remuneratórios dos regimes de previdência, os quais terão como teto aquele vigente no regime geral do INSS (provavelmente atingirá apenas os servidores que ingressarem após as mudanças); aumento da alíquota previdenciária, possivelmente para o valor de 14% e o fim de todas as disposições próprias do regime especial de aposentadoria (no caso manteria regras próprias apenas para quem tem risco concreto, como por exemplo, técnico de raio x e para os militares.

“É uma notícia assustadora. Analisamos as minutas e está clara que eles querem destruir as policias do país. Somos uma profissão de risco e ninguém vai querer ser policial. Eles querem mostrar que ser polícia não é uma profissão de risco. Vamos ter uma delegacia com todos envelhecidos. Um policial de 50 anos não e o mesmo do que um trabalhador comum. Lidamos com emoções por causa dos crimes graves contra crianças e idosos e assassinatos. Temos que conter as emoções e os problemas psicológicos surgem em alguns. É só você ver o quanto de policias com  problema de saúde”, avalia Bassi.

Tanto a Polícia Civil  quanto a Polícia Federal, brigam para conseguir os mesmos direitos dos militares das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), que não serão atingidos pelas novas regras.

A mobilização ocorreu em todo país. Em Cuiabá o ato ocorreu em frente a Diretoria da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso.

Quanto aos policiais militares e bombeiros, a previdência dependerá das regras da legislação estadual.

 Gazeta DigitalPJC

Compartilhe:

Popular

More like this
Related

Secretário Basílio idealiza Work Shop voltado para Municípios que será ministrado por servidor e Advogado da Área Meio

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag),...

Listas de Presença – Assembleia Geral 26/03 – AMM

https://sinpaigmt.org.br/wp-content/uploads/2024/03/2024-03-26-Lista-de-Presenca-Filiado-AMM-Censurado.pdf https://sinpaigmt.org.br/wp-content/uploads/2024/03/2024-03-26-Lista-de-Presnca-Nao-Filiado-AMM-Censurado.pdf      

MTPrev Itinerante! – 4ª Edição

A 4ª edição do projeto “MTPrev Itinerante” atenderá quatro...
Feito com muito 💜 por go7.com.br