quinta-feira, 28, março, 2024
27 C
Cuiabá

Sinpaig participa de Congresso Estadual da CSB em Cuiabá

Date:

Cristina Cavaleiro com informações de Adriana Nascimento

O Sindicato dos Profissionais da Área Meio do Poder Executivo de Mato Grosso (Sinpaig), contando com a presença do Edmundo César Leite e demais membros da diretoria  participaram na noite doa dia 20 de junho  do Congresso Estadual da Central dos Sindicatos Brasileiros(CSB) no Hotel Deville.  A abertura do evento contou com a  participação do ex-ministro, Ciro Gomes que ministrou o tema  “Política de Desenvolvimento Nacional”. Além dele, a abertura contou as   presenças do presidente e da vice nacional da CSB, respectivamente, Antônio Neto e Diany Dias bem como do diretor nacional, Antonio Wagner Oliveira.

Os cenários: político, econômico e social, além de temas essenciais para a realidade dos trabalhadores e o desenvolvimento do País são alguns temas eu serão debatidos durante os dias do  Congresso.

Participam do encontro dirigentes de entidades sindicais do estado do Mato Grosso filiadas à Central dos Sindicatos Brasileiros entre outros trabalhadores da luta sindical.

Entre os assuntos que serão debatidos sob os três eixos temáticos independência, desenvolvimento e justiça social, estão: o atual contexto político-econômico do Brasil, sindicalismo e a realidade dos profissionais brasileiros.

Ao longo do Congresso, professores, juristas, consultores técnicos do DIEESE e economistas ainda dissertarão sobre a “História do Movimento Progressista Brasileiro”, a “Reforma da Previdência e suas consequências”, os “Impactos da Reforma Trabalhista”, a “Liderança Sindical e seus Desafios”, o “Assédio Moral no Trabalho” e as “Noções de Administração Sindical”.

Pautados nos princípios do trabalhismo e da unicidade sindical, os Congressos Estaduais da CSB pretendem reunir dirigentes para discutir também temas fundamentais para a realidade de cada estado.

As inscrições devem ser feitas neste link apenas para dirigentes de entidades filiadas do estado, conforme estabelece o Regimento Interno do evento. Todas as informações sobre o Congresso Estadual do Mato Grosso, bem como a programação completa, estão no site oficial do evento.

Programação Congresso

Quanto ao Congresso ela informa que o público-alvo são servidores públicos e demais representados pelos sindicatos filiados à CSB, como também é o caso do Sinpaig além do Sintap. O evento abre nesta terça oficialmente com a palestra de Ciro Gomes e reinicia na quarta-feira a partir das 8h. Em pauta no dia 21: “História do Movimento Progressista Brasileiro” – Noções básicas sobre a história do trabalhismo e do movimento progressista brasileiro, com o palestrante, professor Wendel Pinheiro; “A verdadeira face da Reforma Trabalhista”, com Zilmara Alencar; “Oratória Sindical”, com Carlos Conce – Mestre em Comunicação/UFRJ, graduado em Letras e em Comunicação Social. Nela ele apresenta a importância da comunicação e da oratória para líderes sindicais; O líder sindical: habilidades de comunicação e performance; O discurso do líder sindical: princípios da mensagem e O público-alvo do líder sindical: como influenciar os seus ouvintes.

4fabfb19-fb7f-4216-ad4a-4b42a0b1f154

Ainda no dia 21 serão apresentados os temas: “Direito do Trabalho Contemporâneo e suas perspectivas de ‘flexibilização’ das Relações dos Laborais e as Terceirizações”, com o palestrante: Edson Bueno de Souza – Presidente da Academia Mato-grossense de Direito Constitucional e Internacional – AMDCI; “Assédio moral no trabalho”, com Clovis Renato Costa Faria – Doutor, advogado, professor universitário, que vai apresentar a definição de assédio moral, modalidades e classificação. Sujeitos ativo e passivo do assédio moral, Bullying e síndrome de Burnout, Atitudes do assediado, Consequências jurídicas, Ações judiciais, Prova, Indenizações, Serviço público e o O abuso de poder. O evento continua ainda com “Reforma Previdenciária”, cujo palestrante é André Luis dos Santos – Diretor da Empresa Contatos Assessoria, Analista Político do DIAP e Especialista em Politica e Representação Parlamentar. Ele também é Jornalista e formado em publicidade.

1ff92d85-a89c-4b0f-a6fa-c3b6517b15a7 No dia 22 o debate versa sobre os temas: “Formas Degradantes de Trabalho Humano” –  Palestrante: Guadaluppe Louro Turos Couto (Mestre em Direito Processual/UERJ, Procurador MPT/RJ, Coordenadora do Núcelo de Trabalho Escravo na PRT/RJ), que apresenta a definição de trabalho degradante. Trabalho análogo à escravidão. Tratamento legal. Consequências jurídicas. Combate pelas instituições públicas. Prova. Indenizações. Jurisprudência. E ainda os temas: “Formas Degradantes de Trabalho Humano” – Palestrante: Edison Antônio de Souza-Docente e Pesquisador da UNEMAT – campus de Sinop/ MT; “Estatuto Sindical” Palestrante: Gérson Marques (Doutor, Professor da UFC, Procurador Regional do Trabalho, MPT/CE); “Proteção de dirigentes sindicais” Palestrante: Meton Marques (Doutor, Desembargador TRT-22, Professor da UFPI); “Controle de Gestão Pública” – Palestrante: Moises Maciel (Conselheiro do Tribunal de Contas de MT) Controle externo dos TCE’s e a atuação das Entidades Sindicais em co-parceria fiscalizatória com os TCE’s; “Democracia, liberdade e função sindical” – Palestrante: Luís Antonio Camargo (SubProcurador-Geral do Trabalho-DF, Especialista).

0ac7dcc2-3a08-4953-9052-97b78d32b13f

 Inauguração CSB/MT

No dia 23, das 9h ao meio-dia ocorre a Sessão plenária de debates e aprovação de moções. Para fechar com chave-de-ouro o evento, acontece nesta data, às 16h, a inauguração oficial da sede da CSB em Mato Grosso, que fica localizada na Rua E, número 9, Bairro Morada do Ouro, Setor Oeste, em Cuiabá.

 

 

Compartilhe:

Popular

More like this
Related

Secretário Basílio idealiza Work Shop voltado para Municípios que será ministrado por servidor e Advogado da Área Meio

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag),...

Listas de Presença – Assembleia Geral 26/03 – AMM

https://sinpaigmt.org.br/wp-content/uploads/2024/03/2024-03-26-Lista-de-Presenca-Filiado-AMM-Censurado.pdf https://sinpaigmt.org.br/wp-content/uploads/2024/03/2024-03-26-Lista-de-Presnca-Nao-Filiado-AMM-Censurado.pdf      

MTPrev Itinerante! – 4ª Edição

A 4ª edição do projeto “MTPrev Itinerante” atenderá quatro...
Feito com muito 💜 por go7.com.br