sexta-feira, 29, março, 2024
24 C
Cuiabá

PDT vai ao STF e cobra pagamento integral e em parcela única da RGA em MT

Date:

O diretório estadual do PDT ingressou com Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra a lei estadual 10.410/2016 aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Pedro Taques (PSDB) que prevê o pagamento parcelado da RGA (Revisão Geral Anual) no salário dos servidores públicos do Executivo. A ação foi distribuída a ministra Rosa Weber.

O partido requer uma liminar para forçar o governo do Estado a pagar a RGA no percentual de 11,28% aos servidores do Executivo em parcela única, atrelada à data base de maio de 2016. E no julgamento de mérito, que seja confirmada a liminar para garantir o pagamento de forma integral para proteger o princípio da igualdade e a irredutibilidade dos salários.

De acordo com o pedido, a lei estadual prevê que os servidores do Executivo, diferentemente dos servidores dos demais poderes, deverão receber o aumento, fixado em 11,28%, de forma parcelada, em datas bases diversas, e sem retroatividade. O PDT alega que essa diferenciação fere o princípio constitucional da igualdade.

O argumento do governo de Mato Grosso seria o fato de ultrapassar o limite de gastos com pessoal previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), diz o PDT. Para a legenda, contudo, esse extrapolamento dos limites da LRF é um problema de gestão, que não pode ter como vítima os servidores que cedem sua mão de obra ao Estado, em troca de uma remuneração que é protegida pela irredutibilidade de vencimentos, conforme prevê o artigo 37 (inciso XV) da Constituição Federal.

O partido lembra, ainda, que a própria LRF excepciona a revisão geral anual dos demais gastos com pessoal, por ter o legislador ordinário o conhecimento de que este é um direito fundamental previsto na Constituição, corolário do princípio da irredutibilidade. Além disso, ao prever parcelas da revisão anual para o ano de 2017, após a data base da categoria, no entender do partido, viola a expressa disposição do artigo 39 (parágrafo 4º) da Constituição brasileira.

Por conta da discordância em relação à reposição inflacionária, os servidores públicos de Mato Grosso deflagraram greve geral no dia 30 de maio. Após superar 30 dias, a maioria das categorias decidiu retornar ao trabalho, ainda sem consenso com o Executivo. No momento, a única categoria ainda paralisada é a educação.

 

Fonte/Folha Max rga..sinpaig

 

 

Compartilhe:

Popular

More like this
Related

Secretário Basílio idealiza Work Shop voltado para Municípios que será ministrado por servidor e Advogado da Área Meio

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag),...

Listas de Presença – Assembleia Geral 26/03 – AMM

https://sinpaigmt.org.br/wp-content/uploads/2024/03/2024-03-26-Lista-de-Presenca-Filiado-AMM-Censurado.pdf https://sinpaigmt.org.br/wp-content/uploads/2024/03/2024-03-26-Lista-de-Presnca-Nao-Filiado-AMM-Censurado.pdf      

MTPrev Itinerante! – 4ª Edição

A 4ª edição do projeto “MTPrev Itinerante” atenderá quatro...
Feito com muito 💜 por go7.com.br