quinta-feira, 18, abril, 2024
25 C
Cuiabá

Governo do estado vai atrasar salário em até 10 dias este mês

Date:

Representantes de pelo menos 12 entidades sindicais e associações de servidores estiveram hoje quinta (22), no Palácio Paiaguás para cobrar um posicionamento sobre a possibilidade do estado implementar um escalonamento salarial, que acarretará em atraso para dezenas de milhares de servidores, e conforme boatos, passará a vigorar à partir deste mês.

Nos corredores, comenta-se que o governo vai pagar o salário de setembro para quem ganha até R$ 5 mil reais no último dia do mês, e acima disso outras duas faixas serão pagas no dia 5 e dia 10. Na prática, o governo pretende atrasar o salário dos servidores que ganham mais, para não afetar a grande maioria e com isso prejudicar a campanha de seus candidatos nos municipios.

Pior que isso, porém, é o fato de promover o atraso salarial sem nenhum comunicado, pegando todos de surpresa. O próprio presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Maluf, disse aos representantes sindicais que não estava sabendo, mas se houvesse algo nesse sentido o poder legislativo precisaria ser avisado.

Acionado, o Muvuca Popular esteve na sede do poder executivo estadual ouvindo os sindicalistas. Eles disseram que não foram nem atendidos, mesmo na Secretaria de Administração, responsável pela folha de pagamento e na Sefaz que efetua os depósitos, ninguém quis tocar no assunto, nem para admitir, nem para negar.

Caso haja o escalonamento, essa será a primeira vez, em 23 anos, que os servidores do estado vão receber os salários atrasados. A alegação do governo é a falta de recursos em caixa para pagar os salários todos de uma vez.

Embora não haja nenhuma confirmação oficial, os holerites do funcionalismo que historicamente é publicado no dia 20, até o momento não foi divulgado, gerando pânico em todos que precisam fechar suas contas pessoais do mês.

Oscarlino Alves, do Fórum Sindical, disse que os servidores também podem tomar medidas institucionais caso se comprove o atraso salarial em forma de escalonamento. “Podemos consultar em Assembleia e paralisar as atividades, pois isso já está entrando pra esfera da imoralidade, propaganda em época eleitoral, e a população que está pagando o pato”.

O presidente da Associação dos Oficiais, Cel. Wanderson Siqueira, diz que a situação está trazendo insegurança nos lares dos servidores, que tem compromissos no final do mês e correm o risco de arcar com juros e cobranças por conta desse escalonamento que vem sendo ventilado. “O governo agindo dessa forma, mais uma vez ele está sacaneando com os servidores públicos, porque um dos argumentos que ele usou para não pagar o RGA é que não iria atrasar salário, e logo depois que ele parcela o RGA vem e articula um escalonamento, com isso ele está traindo os servidores públicos.

Fonte/Muvuca Popular muvuca

Previous article
Next article

Compartilhe:

Popular

More like this
Related

MT PREV passa gerir recursos da Defensoria Pública

O Mato Grosso Previdência (MTPrev) em conjunto com a...

Servidores de Cuiabá exigem “RGA da pandemia” e ameaçam greve

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cuiabá (SISPUMC)...

Sinpaig realiza reunião com os servidores do Interior de Mato Grosso

Na tarde dessa quinta-feira, 11/04, o presidente do sindicato...

GT da Convenção 151 da OIT discute proposta sobre direito de greve dos servidores

Na última terça-feira (12), em Brasília (DF), ocorreu mais...
Feito com muito 💜 por go7.com.br